Fichamento CITTADINO Gisele. Pluralismo, Direito e Justiça Distributiva, 3 ed. Rio de Janeiro: Lumen. Juris, 2004. Pgs. 1-73

377 palavras 2 páginas
Sendo o citado no texto, o direito constitucional é o ramo mais atingindo pelas transformações econômicas e politicas, principalmente no ramo do incremento tecnológico. A autora cria de certa forma e é apresentado quatro marcos teóricos que são usados para sua argumentação, sendo eles: libertários, liberais contratualistas, comunitaristas e críticos-deliberativo. Os libertários como Robert Nozick e Friedrich Havek, entendem que o aparato estatal do Estado moderno tem pressionado o indivíduo, bem como violado seus direitos. Além disso, as ideais de justiça social seriam um contrapeso por comprometerem as liberdades inerentes ao homem, a livre apropriação seria o único princípio de justiça e somente o Estado mínimo seria justificável.

Os liberais contratualistas como John Rawls e Ronald Dworkin, veem a sociedade como uma combinação da afirmação das identidades e o desenvolvimento de conflitos em torno da ideia de bem e vida dignos.

Os comunitaristas como Michael Walzer, Charles Taylor, Michael Sandel e Alasdair Maclntyre, A. Honneth, que apresentam o indivíduo como um ser historicamente situando, em oposição a um caráter universalista, que rejeita as multiplicidades culturais e as identidades sociais presentes na sociedade contemporânea.
Os críticos-deliberativos como Habermas, em sua concepção incluem as subjetividades das concepções individuais sobre a “vida digna”, bem como as intersubjetividades das identidades sociais e culturais.
A autora deixa de lado os libertários para concentrar sua atenção basicamente nos liberais, nos comunitaristas e nos críticos-deliberativos, que mesmo com suas diferenças eles acreditam na possibilidade de formulação de um ideal de justiça distributiva compatível com o pluralismo do mundo contemporâneo. Além disso, a autora identifica o posicionamento das teorias liberais, dos critico-comunicativos e dos comunitaristas que teriam sido de algum modo incorporado na

Relacionados

  • Fichamento de “Pluralismo, Direito e Justiça Distributiva” de Gisele Cittadino
    2376 palavras | 10 páginas