ED 1 3
1- Porque podemos tratar organismos e ecossistema, como sistemas ecológicos?
2- Como diferem as fontes de energia adquiridas pelas plantas, fungos e animais? Há quanto tempo surgiu o primeiro organismo fotossintetizante?
3- Como pode o conhecimento sobre sistemas ecológicos ajudar o ser humano a manejar estes sistemas?
4- No texto de Ubirajara, Manejo de Ecossistemas: Utopia ou realidade, ele cita duas características do Ecossistema que devem ser levadas em consideração para prover as necessidades múltiplas e complexas da sociedade. Quais são essas características?
5 – O tamanho de um sistema e as taxas de transformações de energia e matéria dentro dele obedecia a certos princípios termodinâmicos. A segunda lei da termodicâmica, refere-se ao estado de entropia de sistemas. Como é o grau de entropia dos organismos e biosfera? Por quê?
6 –Qual a porcentagem da energia solar é aproveitada na fotossíntese? Por que a eficiência de transferência de energia entre dois níveis tróficos é geralmente muito baixa?
7- A energia entra no sistema por meio da fotossíntese. Mas em locais onde há ausência de luz, como as cadeias tróficas são mantidas? E por qual processo ela é transformada e incorporada na cadeia trófica?
8- Existem três hipóteses que tentam explicar os fatores possíveis do número de níveis tróficos no das cadeias alimentares: 1- Hipótese do Fluxo de Energia, 2- Fragilidade de Cadeias Grandes e 3- Características dos predadores. O quadro abaixo reforça uma dessas hipóteses. De acordo com o Quadro 6.1, que fator contribui mais para as variações no comprimento da cadeia alimentar entre os ecossistemas? Descreva o que essa hipótese prediz.
9- Elabore um diagrama com pirâmides de número, biomassa e energia para as cadeias tróficas abaixo. Explique o porquê do formato de cada diagrama.
Gramíneas – grilos –sapos
Árvore – lagartas – pássaros
10- O método das garrafas claras e escuras é um método que pode ser utilizado para medir a produtividade primária