ECR SISTEMA
INTRODUÇÃO
A GESTÃO DOS ESTOQUES. UMA DESAFIADORA E CONSTANTE BUSCA
PRINCÍPIOS DO ECR
COMO O ECR DEVE SER CONDUZIDO EM UMA OGANIZAÇÃO
BENEFÍCIOS DO ECR
FASES DO ECR
IMPLEMENTAÇÃO DAS MELHORES PRÁTICAS
IMPLEMENTAÇÃO TOTAL DA ECR
CUSTO DO ECR
COMO INICIAR O ECR
MAIORES OBSTÁCULOS NA IMPLEMENTAÇÃO DO ECR
RESULTADOS DO ECR PARA OS PARTICIPANTES DA CADEIA DE DITRIBUIÇÃO
IMPLANTAÇÃO DO ECR NO BRASIL
CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS
INTRODUÇÃO
Efficient Consumer Response ou ECR é a sigla em inglês do que pode ser traduzido como Resposta Eficiente ao Consumidor. Trata-se, segundo a Associação ECR Brasil, de “uma estratégia da indústria supermercadista na qual distribuidores e fornecedores trabalham em conjunto para proporcionar maior valor ao consumidor” (ECR BRASIL, 2000). O sistema funciona centrado “na eficiência da cadeia de suprimento como um todo, ao invés da eficiência individual das partes, reduzem-se os custos totais do sistema, dos estoques e bens físicos ao mesmo tempo em que o consumidor tem a possibilidade de escolher produtos mais frescos e de maior qualidade” (ECR BRASIL, 2000).
O presente estudo busca apresentar um quadro de referência teórico sobre o sistema ECR(Efficient Consumer Response).
2 - A GESTÃO DOS ESTOQUES. UMA DESAFIADORA E CONSTANTE BUSCA
A gestão dos estoques é desafiadora e uma busca constante por redução de custos e incremento no nível de serviço ao consumidor. Os três principais modos de operação: estoques na retaguarda da unidade de venda, centros de distribuição e Efficient Consumer Response (ECR) são alternativas não exclusivas e com viabilidades diferenciadas para cada situação em particular. O ECR é uma estratégia para a integração entre varejista s e fornecedores na cadeia de suprimentos.
Para serem bem sucedidas nesse novo século, a indústria e o varejo precisam procurar conhecer o novo perfil de seus clientes, pois são eles que passarão a ditar as regras, escolhendo os