Ecr - resposta eficiente ao consumidor
O sistema de Resposta ao Consumidor ( ECR Efficient Consumer Response) é uma variação do RR e do EDI, adotado por supermercados como uma estratégia de negócios onde distribuidores, fornecedores, e comerciantes trabalham próximos e em conjunto para levar os produtos aos clientes. A ECR é uma nova ferramenta que se desenvolveu e que questiona essa relação, passando de uma relação de concorrência para uma de cooperação.
Esse modelo de cooperação na concorrência denominado ECR surgiu em 1992 como resultado do relatório da consultora Karl Salmon Associates, que foi contratada para esses efeitos por um grupo de empresas. O documento foi publicado durante a Conferencia do Food Marketing Institute de 1993.
Antes da ECR existiu outro modelo chamado Quick Response (QR), que se concentrava em encurtar o ciclo da cadeia de abastecimento. Naquela época, nos Estados Unidos, as mercadorias demoravam oito semanas ou mais entre o momento do pedido e da entrega.
A partir da implementação do QR foi possível encurtar esse prazo para uma media de uma semana. A vantagem obtida com a redução dos tempos baixou os níveis de estoque e significou uma notável melhoria no rendimento financeiro do negócio varejista. Essa redução foi possível pelo uso de tecnologia (input eletrônico de dados, EDI) e do UPC ( código de barras). A ECR foi constituída depois sobre as praticas do QR, mas com um enfoque mais amplo. Eles podem utilizar um sistema de leitura de código de barras e EDI. É uma estratégia da indústria supermercadista na qual distribuidores e fornecedores trabalham em conjunto para proporcionar maior valor ao consumidor. Através do foco na eficiência da cadeia de suprimento como um todo, ao invés da eficiência individual das partes, reduz-se os custos totais do sistema, dos estoques, e bens físicos ao mesmo tempo em que o consumidor tem a possibilidade de escolher produtos mais frescos e de maior qualidade.
Através de parcerias na cadeia de distribuição, o fabricante vende