Ecovilas
1º semestre 2012
Assunto: Ecovilas
| BIOTECNOLOGIA GERALPrimeira avaliação da disciplinaPrimeiro semestre de 2012 | |
Ecovilas - Edição 2012
RESUMO
As pessoas que buscam a natureza são conscientes. Com essas atitudes nascem as ecovilas. Lugares que estão em contato direto com o meio ambiente onde, se utilizam de recursos naturais para a sua construção. As ecovilas são moradias ambientalmente corretas, onde são construídas também com materiais reciclados, com o mínimo de impacto na natureza. Sendo projetada com a intenção de atender às principais necessidades do homem.
Palavras-Chave: construção ecológica, energia renovável, autossustentável, reaproveitamento de materiais.
1. INTRODUÇÃO A primeira sensação é de estranheza, como se você tivesse no cenário de um daqueles filmes antigos de ficção científica ou então numa comunidade exotérica habitada por excêntricos desconectados do mundo. Mas, logo depois, você percebe justamente o contrário: em tudo há senso prático e busca por aplicação na vida concreta das pessoas, sempre procurando conforto, porque vida sustentável nada tem a ver com a vida primitiva. Robert Gilman em seu livro "O que é uma Eco-Vila?" (1991) oferece a seguinte explicação: "Uma Eco-Vila é um assentamento de escala humana completamente caracterizado onde as atividades humanas estão integradas ao mundo natural de maneira não danosa e de tal forma que deem apoio ao desenvolvimento humano saudável e que se possa continuar indefinidamente ao futuro".
A ideia de ecovilas foi incorporada pelas nações Unidas no programa de Desenvolvimento de Comunidades Sustentáveis (SCDP). Para que uma vila seja considerada uma ecovila, é necessário que haja uma prática constante de mudanças de hábitos, comportamentos individuais e coletivos; harmonizando o planeta, de forma equilibrada e inovadora, cedendo a estilos de vida mais saudáveis, visando a proteção do meio ambiente e a utilização racional dos