Ecovilas
Este trabalho constitui-se em um estudo para a disciplina de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, sobre a temática das ecovilas, sendo dividido em duas partes: a apresentação em resumo de algumas definições sobre ecovila; a segunda etapa compõe-se do levantamento mais geral de onde estão presentes essas ecovilas. Este trabalho é parte da avaliação da disciplina vigente. Em breve definição, as ecovilas são agrupamentos humanos que buscam a auto sustentabilidade e o baixo impacto ambiental. Sua idéia inicial é criar vilas auto suficientes, gerando trabalho, conforto, vida social, saúde, educação, e com o mínimo impacto ambiental para isto. As ecovilas vêm ganhando espaço cada vez mais nas novas arquiteturas. Apesar de sua recém importância, esse assunto ganha a cada dia mais espaços nas discussões, até mesmo quando tratamos de assunto como o nível de resíduos e lixos produzidos.
Palavras-chave: Ecovila. Sustentabilidade. Vida social. Desenvolvimento sustentável.
INTRODUÇÃO
Antes de introduzir o assunto, gostaria de explicitar a minha justificativa pela escolha do mesmo. Durante a minha infância na cidade de Botucatu – São Paulo, tive vários amigos que moravam em uma ecovila. Passei muita das partes dessa fase da minha vida brincando com esses amigos. Quando criança, mesmo sem conhecer o assunto, gostava de vários hábitos que eram praticados nas casas em que visitava. Devido a importância que isso tem pra mim, resolvi falar desse assunto como parte da avaliação na disciplina de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
A discussão sobre esse assunto permeia outros vários. Pensemos no grupo social residentes nas ecovilas. Podemos considerar que o grupo em questão no qual o indivíduo se encontra, tem papel predominante em seu desenvolvimento e aprendizagem, já que cada grupo apresentará características diversas de oportunidade para essas características (VEER & VALSINER, 2006).
Como apontado por Britto (2013), ainda há necessidade de fazer