ecovilas
O processo de globalização mundial vem transformando significamente em todas as esferas da existência humana, apoiando cada vez mais na produção pela produção, na criação incessante de necessidades visando à acumulação de objetos. Um fenômeno complexo, contraditório e muitas vezes ininteligível. Que é conhecido como um mundo civilizado no século XXI.
O crescente desenvolvimento tecnológico ocorreu um crescimento significativo da utilização de matérias e energias para sanar as necessidades da sociedade. Sendo assim, o mundo contemporâneo é representado por duas imagens que se entrelaçam e se justapõem, uma projeta o progresso tecno-científico dos avanços da globalização econômica, do consumo e da preservação ambiental. A outra retrata a desigualdade social, a falta de acesso aos bens de suprimento essencial, a ausência de políticas compromissadas com a qualidade de vida da maior parte da população.
Observando esse cenário, As suscitações impostas às múltiplas sociedades pela condição atual do mundo demandam respostas que devem se integrar em caminhos diversos. Se de um lado, a partir da Revolução Industrial, temos visto um crescimento exponencial da produção da riqueza material do mundo, através do tripé tecnociência, indústria e marcado, de outro, vemos também o aumento dos desequilíbrios sociais, da degradação ambiental e da perda forte de sentidos coletivistas e comunitários.
Visando buscar algumas práticas no que diz à sustentabilidade, este trabalho teve como objetivo investigar os aspectos da Ecovila situada em Porto Alegre, RS.
2. Ecovilas.
As ecovilas englobam um modo de vida embasado em um profundo entendimento de que todos os seres e todas as coisas estão interconectados e que os valores e ações da sociedade ausam, de alguma forma, impacto sobre o meio ambiente. São comunidades que se esforçam na direção da sustentabilidade e propõem uma nova estrutura social que vai além da dicotomia entre os assentamentos urbanos e rurais.