ecovative
Nosso trabalho irá abordar um material isolante feito a partir de fungos, por uma empresa chamada Ecovative. Fundada por Eben Bayer e Gavin McIntyre, quando começaram a fazer experimentos com fungos para um projeto na faculdade, alguns de seus colegas de engenharia mecânica achavam que este projeto era uma loucura, mas eles viam como uma inovação que poderia ajudar o planeta.
No geral, fungos não são uma coisa muito boa para ter em nossas casas, paredes ou objetos pessoais. Entretanto a empresa Ecovative, pensa de maneira diferente.
Com o slogan “Crescido, não fabricado”, eles cultivam uma espécie de fungo, o cogumelo Micélio.
Cogumelo Micélio
Micélio é uma cola natural de auto-montagem, que juntamente com resíduos agrícolas produz materiais de baixo custo e ambientalmente corretos, pode crescer até 13 km de comprimento em apenas cinco dias, ele pode adotar qualquer formato, dependendo da “forma” na qual ele é colocado para crescer, é também extremamente rápido, o que o torna ideal para a fabricação dos produtos.
O resultado é uma espécie de espuma densa que lembra o isopor, é resistente ao fogo, vapor, e à umidade.
Com essa espécie de fungo pode ser feito inúmeros materiais, como por exemplo: uma ampla gama de aplicações automotivas, prancha de surf, funciona tanto como um isolante térmico quanto isolante acústico, embalagens para produtos eletrônicos e objetos frágeis.
Além disso, dependendo do momento em que o processo de desenvolvimento do Micélio é freado, também é possível controlar qual será a densidade de cada produto
Embalagem para garrafa feita a base de Micélio. Amostra de material isolante a base de Micélio.
Um material natural, renovável e biodegradável, ao contrário de plásticos, que vêm de produtos petroquímicos insustentáveis, os materiais de Cogumelo começam com produtos agrícolas a base de