Novos Materiais 2
Desde os primórdios, pode-se dizer que os materiais são os pilares da civilização e prova disso são as épocas de desenvolvimento da humanidade que foram denominadas pelos materiais característicos da época como idade do bronze, da pedra e do ferro.
Hoje são chamados novos materiais, materiais que não existiam há 50 anos atrás. Esses novos materiais podem ser também materiais novos, ou seja, materiais que já existiam mas agora são fabricados de uma forma melhor, com mais tecnologia, conhecimento e melhor qualidade, uma vez que hoje tem-se ferramentas de controle e fabricação melhores que antigamente. Sendo assim, a características dos novos materiais não é o fato apenas de serem novos, mas sim de serem produzidos com mais tecnologia, o que permite propriedades muito melhores e mais controladas, uma vez que os novos materiais são mais leves, resistentes e moldáveis.
É importante salientar que a função dos novos materiais não é substituir e desaparecer com o já existente, mas sim melhorar sua qualidade e otimizar a produção. A madeira é um exemplo de material antigo e de fácil extração que não será substituído pelo plástico, chamado material do futuro, mas que sua lapidação e adequação de características podem ser feitas de forma mais rápida e com maior qualidade utilizando os novos materiais, como uma fresa de diamante, que apesar de mais caro que o metal utilizado anteriormente para cortar madeira, dura mais tempo. As cerâmicas são outro grande exemplo de novos materiais que surgiram para, e devem ser utilizados, como ferramentas complementares a fabricação de peças de aço em carro, uma vez que possuem várias propriedades como: resistência à alta temperatura, boa estabilidade, entre outros.
Os polímeros e a cerâmica são a bola da vez e estão em alta no que diz respeito à resistência e confiabilidade. Na intenção de se obter excelentes produtos com extensa variação de propriedades, esses dois grupos se juntam e formam os chamados