Material Sustentavel
CURSO DE DESIGN 7ª FASE
DISCIPLINA: AMBIENTALISMO
PROFESSORA: ESTEFANIE MOREIRA SCHUSTER CRISTOFOLINI
ACADÊMICO: RICARDO BULLA PIROVANO
MATERIAL SUSTENTÁVEL: ECOVATIVE
DESCRIÇÃO: Esse material foi desenvolvido pelo pessoal da empresa Ecovative, de Nova York, que vem realizando experimentos com o micélio, um emaranhado de filamentos que serve de mecanismo de sustentação e absorção de nutrientes para os fungos. Acontece que o micélio é muito grudento, aderindo-se facilmente a qualquer superfície. Além disso, ele se desenvolve incrivelmente depressa, formando uma espécie de rede densa. Assim, a Ecovative “cria” o micélio durante alguns dias e submete o emaranhado resultante a altíssimas temperaturas, para frear sua evolução e evitar o desenvolvimento de esporos tóxicos ou alergênicos. O interessante é que em apenas cinco dias o micélio pode chegar a 13 quilômetros de comprimento, o que o torna um organismo ideal para a produção em larga escala. Além disso, ele pode adotar qualquer formato, dependendo da “forma” na qual ele é colocado para crescer. O resultado é uma espécie de espuma densa que lembra o isopor, mas que é resistente ao fogo, vapor e à umidade, funciona como isolante térmico e acústico e é 100% biodegradável. Assim, esse super-material pode servir para inúmeras finalidades. Além disso, dependendo do momento em que o processo de desenvolvimento do micélio é freado, também é possível controlar qual será a densidade de cada produto.
MICÉLIO (FUNGOS)
UTILIZAÇÃO: Substituto do plástico para fabricação de painéis de isolamento para edifícios e residências ou embalagens para produtos eletrônicos e objetos frágeis.
ALTERNATIVA SUSTENTÁVEL: O plástico, apesar de suas incontáveis utilidades, é considerado um material muito prejudicial pois está entulhando o nosso planeta e provocando a morte de inúmeras espécies animais, ele também passou a ser associado a diversos problemas de saúde, como a