historia de portugal e o novo acordo ortografico
O território português, dividido em 18 distritos, estende-se de Este a Oeste por cerca de 150 km e de Norte a Sul por cerca de 500 km. A Norte e a Este Portugal faz fronteira com a vizinha Espanha e a Sul e Oeste é banhado pelo Oceano Atlântico.
Tendo como capital a cidade de Lisboa, Portugal também tem dois arquipélagos no Oceano Atlântico. O Arquipélago da Madeira que é constituído por duas ilhas principais, Madeira e Porto Santo, existindo ainda dois grupos de ilhas despovoadas, as Ilhas Desertas e as Ilhas Selvagens. Por sua vez, o Arquipélago dos Açores é constituído por nove ilhas divididas em três grupos; Grupo Ocidental - Corvo e Flores; Grupo Central - Faial, Graciosa, Pico, S. Jorge e Terceira; Grupo Oriental - Santa Maria e São Miguel.
Relativamente ao clima, o território português está sujeito a influências climatéricas diversas. No Verão o céu é limpo, a humidade é reduzida e as temperaturas sobem. No Outono o céu nublado predomina e as chuvas intensificam-se por longos períodos. No Inverno, as temperaturas baixam e o frio intensifica-se, principalmente no interior e Norte do país. A Sul o Inverno é curto e as temperaturas são mais altas do que no interior, isto devido ao clima mediterrânico.
Nos Açores, o clima é ameno e as variações sazonais são mínimas, acentuando-se as precipitações ao longo de todo o ano, com ventos fortes e humidade elevada.
Na Madeira, o clima também é ameno, embora a precipitação se registe essencialmente no Inverno. Portugal foi, e será sempre conhecido como um país de conquistadores. Após as ocupações e batalhas entre inúmeros povos, nomeadamente os Romanos, Bárbaros, Muçulmanos, entre muitos outros, surgiu em 1125 um jovem com