Unifica O Da Ortografia TRABALHO IPT
4535 palavras
19 páginas
Unificação da ortografia da língua portuguesa1911 foi a data da primeira grande reforma ortográfica (em Portugal). Portugal e Brasil tentaram, posteriormente, unificar a grafia da língua, sem grande sucesso (1931 e 1945). A mais profunda alteração deu-se em 1945, mas o Brasil não ratificou o acordo.
Em 1973, os dois países entenderam-se para fazer desaparecer da ortografia alguns acentos gráficos.
O presente acordo data de 1990 e envolveu representantes de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, S. Tomé e Principe e Galiza (como observador). Após a independência, também Timor integrou o acordo.
Em Portugal, o novo Acordo Ortográficoentrou em vigor em Janeiro de 2009, mas até 2015, decorre um período de transição, durante o qual ainda se pode utilizar a grafia atual.
Primeiro acordo ortográfico no Brasil
Primeiro acordo é de 1931
A primeira reforma ortográfica da língua portuguesa data de 1911 e foi realizada somente em Portugal, sem qualquer acordo com o Brasil, deixando a ortografia completamente diferente nesses dois países. Com o esforço da Academia das Ciências de Lisboa e da Academia Brasileira de Letras para estabelecer uma grafia comum para as duas nações, surgiu um primeiro acordo em 1931, que entrou em vigor em 1940 em Portugal e em 1943 no Brasil.
Os vocabulários publicados nos dois países continuavam a conter algumas divergências e, em 1945, um novo encontro deu origem ao Acordo Ortográfico de 1945, que se tornou lei em Portugal, mas no Brasil não foi ratificado pelo Congresso Nacional. Outro acordo entre as duas nações, que entrou em vigor em 1971 no Brasil e em 1973 em Portugal, aproximou um pouco mais a ortografia dos dois países, suprimindo os acentos gráficos responsáveis por 70% das divergências entre as duas ortografias oficiais. Em 1986, uma nova tentativa de acordo fracassou devido à reação em Portugal e no Brasil, principalmente a respeito da supressão da acentuação gráfica nas palavras proparoxítonas.
Para os