Economia
Crédito e o sistema financeiro
1. Crédito de produção – É concedido as empresas para que elas possam arcar com as despesas decorrentes do processo produtivo. Podem ser de investimento, caso a empresa esteja aumentando sua capacidade produtiva pela compra de máquinas/Equipamentos, ou de giro, quando a empresa usa o dinheiro obtido na operação de crédito para a aquisição de matérias primas.
Crédito de consumo – É concedido às pessoas para que elas adquiram bens de consumo.
Ex: consumo de bens duráveis como geladeira.
2. Crédito para estado – Ou seja, para o governo, que é uma tipo de crédito que pode ser utilizado tanto para a produção ( construção de obras públicas, como para as repartições públicas ).
Moralidades de Crédito
A) Curto prazo – Iguais ou inferior a curto mês, constituindo – se em empréstimos para capital de giro das empresas e em crédito de consumo das pessoas.
B) Crédito a médio prazo – Concede – se um prazo superior a cinco anos para seu pagamento e corresponde, gerente, ao crédito de produção aplica - lo em investimento.
Sistema Financeiro – É o conjunto de instituições privadas/ públicas que transferem recursos dos agentes superavitários para os deficitários.
O sistema Financeiro brasileiro é considerado pelo sistema monetários nacional, que é seu órgão de cúpula. Ele coordena as políticas monetárias/ creditícia/ fiscal/cambial . Suas decisões são divulgadas por meio do banco central do Brasil criado em 31/ 12/ 1964 .
Dentro da estrutura do sistema Financeiro, pode – se destacar os bancos comercias, bancos de investimento; as sociedades financeiras: os bancos oficiais.
O banco do Brasil (BB) e o banco nacional de desenvolvimento econômico e social (BNDS).
A) Inflação de Demanda – É causada por um crescimento dos meios de pagamentos que