Psicologia da aprendizagem
A APRENDIZAGEM COMO OBJETO DE ESTUDO
Usamos termo aprender sem dificuldades, sabemos que somos capazes de fazer algo que antes não fazíamos, é porque aprendemos. Há diversas possibilidades de aprendizagem. A psicologia transforma a aprendizagem em um processo investigativo.
TEORIAS DA APRENDIZAGEM * Teorias do condicionamento, estão as teorias que definem a aprendizagem pelas suas consequências comportamentais e enfatizam as condições ambientais como forças propulsoras da aprendizagem. Aprendizagem é a conexão entre o estímulo e a resposta. Completada a aprendizagem, estímulo e resposta estão de tal modo unidos, que o aparecimento do estímulo evoca a resposta. * Teoria cognitivas, estão as teorias que definem aprendizagem como processo de relação do sujeito com mundo externo que tem consequências no plano da organização interna do conhecimento (organização cognitiva). É o processo de organização de informações e integração do material pela estrutura cognitiva. Adquire, um número crescente de novas ações como forma de inserção em seu meio.
Poderíamos apontar três controvérsias. 1) A primeira refere-se à questão do que é aprendido e como. Para os teóricos do condicionamento, aprendemos hábitos, isto é,aprendemos a associação entre um estímulo e uma resposta e aprendemos praticando; para os cognitivistas, aprendemos a relação entre idéias (conceitos) e aprendemos abstraindo de nossa experiência. 2) A questão do que mantém o comportamento que foi aprendido. Para os teóricos do condicionamento, o comportamento é mantido pelo sequenciamento de respostas reforçadas. Para os cognitivistas, o que mantém comportamento são processos cerebrais centrais, como a atenção, memória, que são integradores dos comportamentos. 3) A maneira como solucionamos uma nova situação-problema (transferência da aprendizagem). Para os teóricos do condicionamento, evocamos hábitos passados apropriados para o novo problema e respondemos, quer