Economia
Quais são as bases da política macroeconômica Brasileira:
A principal função do poder público no Brasil é zelar pelo bem comum. Contudo, para realizar essa função, o governo, enquanto agente econômico do sistema, precisa intervir sobre determinadas variáveis no intuito de prover condições favoráveis à população. Nesse contexto, a política econômica brasileira é formada pelas ações do governo que buscam atingir esses objetivos através de instrumentos econômicos, divididos entre as políticas monetária, fiscal e cambial.
Os governos federal, estaduais e municipais atuam em conjunto para a consolidação das políticas econômicas adotadas no país. A política monetária controla a quantidade de moeda em circulação no país, a política cambial regulamenta as operações de exportação e importação e a política fiscal determina as fontes de arrecadação e os gastos públicos brasileiros.
Quais os objetivos:
Os objetivos da política macroeconômica são:
Alto nível de emprego;
Estabilidade de preços;
Distribuição de renda socialmente justa;
Crescimento econômico;
Já falando das questões relativas ao emprego e à inflação, são consideradas de curto prazo, sendo assim, a preocupação central das chamadas políticas de estabilização; temos também a questão do crescimento econômico e à distribuição de renda, que envolvem aspectos também estruturais, que são predominante de longo prazo.
Contudo, se existe o desemprego e capacidade ociosa, pode-se aumentar o produto nacional por meio de políticas econômicas de curto prazo que estimulem a atividade produtiva. No entanto, feito isso há um limite de quantidade que se pode produzir com a tecnologia e os recursos disponíveis.
Sendo assim:
Aumento nos recursos disponíveis;
Avanço tecnológico, ou seja, melhoria tecnológica, novas maneiras de organizar a produção e a qualificação da mão de obra;
Quais os resultados alcançados até hoje:
Nos 50 anos desde a fundação da República Popular da China,