economia
ATPS
ECONOMIA
PROFESSORA VIVIAN LAFOLGA
Bianca Matos de Abreu Curso Contábeis
Diego Augusto Zampieri Curso Contábeis
Fellipe Carrara Curso Adm
Natasha C. de Camargo Curso Contábeis
Roberta de A. Carvalho Curso Adm
Taisa Marinelli de Freitas Curso Adm
Tiago da Silva Andrade Curso Adm
Santa Bárbara d’Oeste
2011
Introdução
Neste trabalho será apresentado os conceitos sobre cada tipo de mercado concorrencial, como monopólio, oligopólio, monopsônio, oligopsônio, o de oferta de procura, e também os conceitos de Política Fiscal, Monetária, Cambial e de Rendas, apresentando casos reais, notícias, relacionadas a cada conceito.
ETAPA 3
MERCADO CONCORRENCIAL
MONOPÓLIO
O mercado monopolista caracteriza-se por apresentar condições diametralmente opostas às de concorrência perfeita. Nele existem um único empresário (empresa) dominando inteiramente a oferta, de um lado e todos os consumidores, de outro. Não há, portanto, concorrência, nem produtos substituto ou concorrente. Nesse caso, ou os consumidores se submetem ás condições impostas pelo vendedor, ou simplesmente deixarão de consumir o produto.
OLIGOPÓLIO
O oligopólio é um tipo de estrutura normalmente caracterizada por um pequeno número de empresas que dominam a oferta de mercado. Ele pode ser definido como um mercado em que há pequeno número de empresas, como a indústria automobilística, ou então em que há grande número de empresas, mas poucas dominam o mercado, como a indústria de bebidas.
O setor produtivo brasileiro é altamente oligopolizado, sendo possível encontrar inúmeros exemplos: montadoras de veículos, setor de cosméticos, indústria de papel, indústria de bebidas, indústria química, indústria farmacêutica, entre outras.
MONOPSÔNIO
O monopsônio ou monopólio na compra de insumos compreende uma forma de mercado na qual somente um