Economia
Definição de Economia: Ciência social que estuda a produção, a circulação e o consumo dos bens e serviços que são utilizados para satisfazer as necessidades humanas. A Economia estuda a relação que os homens têm entre si na produção dos bens e serviços necessários à satisfação dos desejos e aspirações da sociedade. Toda sociedade possui necessidades a serem satisfeitas e os recursos para provê-las. As necessidades são infinitas e ilimitadas e renováveis e os recursos produtivos (ou fatores de produção) que a sociedade conta pata efetuar a fabricação de bens e serviços tem caráter finito ou limitado. - há portanto uma contradição: Os desejos e necessidades da sociedade são ilimitados e os recursos para efetivar-se a produção dos bens e serviços que devem atendê-los são limitados . Por mais rica que a sociedade seja os fatores de produção serão sempre escassos para efetivar a fabricação de todos os bens e serviços que essa sociedade deseja : ela deverá fazer escolhas sobre quais os bens e serviços deverão ser produzidos.
A Economia também é definida como a ciência que estuda a escassez ou a ciência que estuda o uso dos recursos escassos na produção de bens alternativos.
- Escassez: relacionada ao confronto entre necessidades ilimitadas e recursos limitados. Não significa ausência de recursos ou que sejam poucos, e sim insuficientes para satisfazer todas as necessidades
Mesmo que novas tecnologias possibilitem maior produção e novos produtos, novas necessidades sempre surgirão. Portanto: para enfrentar o problema da escassez é necessário administrar os recursos para satisfazer a maior quantidade de necessidades possíveis. Dada esta condição a sociedade precisa escolher as necessidades que serão satisfeitas.
O objeto de estudo da Ciência Econômica: escolha das necessidades a serem