Economia e adm
1.2 Educação Corporativa.
No meio da era do conhecimento, muitas empresas estão se preocupando com o s valores, princípios, imagem externa e imagem interna, pois tendo funcionários qualificados e em constante desenvolvimento, eles e a empresa tornarão mais competitivos e mais vistos na sociedade, entre os clientes e sócios.
No fim do século xx e com a necessidade de desenvolver os funcionários nas organizações, surgiu a UC (Universidade corporativa), esta é de maior força nas empresas americanas, que implantaram esse fenômeno com o objetivo de envolver todos os níveis da empresa para que todos tenham bem desenvolvida a capacidade de criar trabalho e conhecimento organizacional, participando-os de maneira efetiva no sucesso dos negócios.
“A UC é um sistema de desenvolvimento de pessoas pautado pela gestão de pessoas por competências. Uma maneira de avaliar o real fôlego de um projeto de UC é observar se a empresa também está trabalhando com o conceito de competências em outros subsistemas de gestão de RH, e não apenas em T&D. Se o conceito de competências é incorporado e assimilado como um principio organizacional, a empresa tende a contratar por competência, a remunerar por competência, a avaliar por competência etc. Mais que um conceito, torna-se um valor e uma prática empresarial! Dessa forma, a UC evidencia-se como uma mudança significativa em relação ao ultrapassado centro de T&D.” (EBOLI M, Educação corporativa no Brasil, São Paulo: Gente, 2004)
É importante salientar que esse conceito de educação corporativa citado anteriormente, não é apenas individual e sim coletivo, envolve toda a empresa, é o aproveitamento das competências individuais para o surgimento de uma nova cultura organizacional onde todos se beneficiarão já que se tronarão competitivos e, consequentemente, bem sucedidos.
Com conhecimento, informações alinhadas,