Tipos de mercados
LUCAS HENRIQUE LAGOS
ECONOMIA: TIPOS DE MERCADOS
SÃO PAULO – SP
2013
SUMÁRIO
1. INTRDUÇÃO 03
2. CONCEITO DE MERCADO 04
3. DEFINIÇÃO AMPLA DE MERCADO 04
4. MERCADO E MARKETING 05
5. TIPOS DE MERCADOS 05
5.1 MONOPÓLIO 05
5.2 OLIGOPÓLIO 06
5.3 CONCORRÊNCIA PERFEITA OU COMPETIÇÃO PURA 06
5.4 MONOPSÔNIO 06
6. CONCLUSÃO 07
7. REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS 08
1. INTRODUÇÃO
Nos estudos realizados e repassados neste portfólio sobre os tipos de mercados, englobei seus conceitos, passando pelas idéias de Karl Max até uma definição ampla de mercado segundo especialistas, que nada mais é um local onde se encontram pessoas que querem comprar e outras que querem vender, levando em consideração o preço e as ofertas unidas com o estudo de demanda.
É de extrema importância que haja um ciclo de acessibilidade e interação entre consumidores e fornecedores (vendedores) para que funcione de forma homogenia, gerando movimentação na economia. Basicamente as divisões mercadológicas são as de monopólio, concorrência perfeita ou de competição pura, oligopólio e monopsónio, que estão esmiuçadas nestes estudos.
2. CONCEITO DE MERCADO
Designa-se por mercado o local no qual agentes econômicos procedem à troca de bens por uma unidade monetária ou por outros bens. Os mercados tendem a equilibrar-se pela lei da oferta e da procura.
Existem tanto mercados genéricos como especializados, onde apenas uma mercadoria é trocada. Os mercados funcionam ao agrupar muitos vendedores interessados e ao facilitar que os compradores potenciais os encontrem. Uma economia que depende primariamente das interações entre compradores e vendedores para alocar recursos é conhecida como economia de mercado.
3. DEFINIÇÃO AMPLA DE MERCADO
A definição de mercado poderá ser entendida de duas formas