Tipos de Mercados
É um mercado especificamente para financiamentos e aplicações de curto prazo, no qual instrumentos financeiros de curto prazo como bilhetes do tesouro, papel comercial ou financiamentos interbancários são negociados.
É constituído pelas instituições do mercado financeiro que possuem excedentes monetários e que estejam interessadas em emprestar seus recursos em troca de uma taxa de juros. Também é composto por aqueles agentes econômicos com escassez de recursos, que precisam de dinheiro emprestado para manter seu giro financeiro em ordem.
Mercado Cambial
Envolve a negociação de moedas estrangeiras (venda, compra e troca) ou papéis que representem moedas estrangeiras. No Brasil, devem ser conduzidas através de estabelecimentos bancários autorizados a operarem câmbio.
Mercado de Crédito
O mercado de crédito é composto por instituições financeiras e não financeiras que prestam serviços de intermediação de recursos de curto, médio e longo prazo para indivíduos e empresas que necessitam de recursos para o consumo e capital de giro. O banco central do Brasil é o principal órgão responsável pelo controle e normatização deste mercado. Quando o acesso ao crédito é facilitado, as empresas tendem a investir mais na expansão de suas atividades e as famílias tendem aumentar o seu grau de consumo. Esse comportamento das empresas e famílias colabora para uma maior taxa de crescimento.
Mercado de Capitais
É um sistema de distribuição de valores mobiliários que proporciona liquidez aos títulos de emissão de empresas e viabiliza o processo de capitalização. É constituído pelas bolsas de valores, sociedades corretoras e outras instituições financeiras autorizadas.
Mercados Derivativos
Derivativo é um contrato entre duas partes no qual se definem pagamentos futuros baseados no comportamento dos preços de um ativo de mercado. O mercado de derivativos abrange um amplo leque de operações que estão sempre inseridas nos mercados a termo, de