economia verde
Faculdade de Direito
Economia Verde
São Paulo
2014
INTRODUÇÃO
Economia verde é um conjunto de processos produtivos (industriais, comerciais, agrícolas e de serviços) que ao ser aplicado em um determinado local (país, cidade, empresa, comunidade, etc.), possa gerar nele um desenvolvimento sustentável nos aspectos ambiental e social. O principal objetivo da Economia Verde é possibilitar o desenvolvimento econômico compatibilizando-o com igualdade social, erradicação da pobreza e melhoria do bem-estar dos seres humanos, reduzindo os impactos ambientais negativos e a escassez ecológica. De acordo com especialistas que atuam nas áreas de Economia e Meio Ambiente, a aplicação da Economia Verde em países desenvolvidos e em desenvolvimento aumentaria a geração de empregos e o progresso econômico. Ao mesmo tempo, combateria as causas do aquecimento global (emissões de CO2), do consumo irracional de água potável e dos fatores que geram a deterioração dos ecossistemas.
ECONOMIA VERDE E A PEGADA DO CARBONO
Mesmo com todos os alertas e avisos que os cientistas vêm fazendo sobre os efeitos do aquecimento global, a população e os governos começaram a preocupar-se com esse problema apenas no início do século XXI. Essa preocupação tornou-se maior após a destruição causada pelo furacão Katrina em New Orleans, e também após uma crise de escassez de alimentos muito grande no mundo todo. Esses efeitos do aquecimento global preocupam toda a população mundial e a comunidade cientifica, que busca encontrar soluções para que esse problema não se torne maior e continue destruindo cada vez mais o planeta, mas para isso, primeiramente, modificações no funcionamento da economia mundial devem ser feitas.
Este aquecimento global, considerado o culpado de todos esses problemas ambientais, ocorre pelo fato de existir um excesso de partículas (vapor d'agua, dióxido de