Economia verde
A economia verde é o resultado da melhoria do bem-estar das pessoas e igualdade social, ao mesmo tempo em que procura eliminar os riscos ambientais e a escassez ecológica. Podemos resumir que economia verde é o uso correto dos recursos naturais e socialmente inclusivos.
O crescimento econômico de renda e de emprego deve ser impulsionado por ações públicas e privadas que reduzam a poluição e aumentem a eficiência do uso dos recursos naturais e previnam perdas de biodiversidade. O crescimento econômico deve, prioritariamente, reconstruir o capital natural como um bem econômico e como fonte de benefícios para o cidadão. Principalmente para a população mais carente.
O mundo precisa duplicar a produção de alimentos até completar-se a primeira metade do século atual. A maior dificuldade em determinar a relação entre produtividade e sustentabilidade é a combinação de ciência agrícola, genética e economia.
Este assunto é nosso! Precisamos, a todo o momento, estimular iniciativas, por pequenas que sejam, porque hoje vivemos ao mesmo tempo uma crise ambiental, social e econômica de grandes proporções.
A "Iniciativa Economia Verde", numa perspectiva de análise teórica, é uma reiteração de "velhas ideias"; não é propriamente um novo conceito, mas sim a proposta de um conjunto de instrumentos para o alcance do desenvolvimento sustentável. Essencialmente propõe mudanças tecnológicas ambientais de larga escala por meio de parcerias público-privadas,