Relatório do estágio: educação infantil
Campus de Araraquara
Faculdade de Ciências e Letras.
Relatório do texto: O mundo da Criança. Cap. 1 e 2 - Diane Papalia
Professora: Fátima Neves do Amaral Costa
Pedagogia - Noturno
Alunas: Aline de Oliveira Silva
Jaqueline Rodrigues
Araraquara
Julho de 2012
* Conteúdo do Texto trabalhado e relações com a disciplina:
Não existe um momento único e objetivamente definido no qual uma criança se torna adolescente e um adolescente se torna adulto, dessa forma, o conceito de períodos de desenvolvimento é arbitrário e adotado para fins de discurso social, tanto que em algumas sociedades o conceito de adolescência ainda não existe e podemos acompanhar no texto 5 períodos geralmente aceitos nas sociedades industriais ocidentais. O desenvolvimento físico, cognitivo e psicossocial durante o período do pré-natal, a 1ª, a 2ª e a 3ª infância e o período de puberdade e adolescência.
Muita coisa participa e influência o desenvolvimento da criança, como a hereditariedade, características pessoais, inatas e características herdadas dos pais.
Outro que contribui muito é o ambiente interno e externo e do aprendizado que as experiências nos trazem inclusive a socialização, o sistema e a cultura;
Porém as pesquisas relacionadas às crianças apontam uma mistura de herança e experiência.
E muito do desenvolvimento esta vinculado ao processo de maturação do corpo e do cérebro, novas descobertas, aptidões para novas capacidades a maturação atua junto com a hereditariedade e o ambiente.
À medida que o estudo das crianças evoluiu, surgiu um amplo consenso sobre vários pontos fundamentais relacionados ao desenvolvimento delas. São eles: 1. Os domínios do desenvolvimento estão inter-relacionados. Os cientistas do desenvolvimento observam separadamente os três aspectos do desenvolvimento, onde um afeta o outro.
2. O desenvolvimento normal inclui uma ampla gama de diferenças individuais dentro dos processos gerais