economia russa
Merece atenção o otimismo do autor em relação à Rússia. Para ele, mesmo com a população envelhecendo, o PIB da Rússia poderá ultrapassar o PIB da França, Grã-Bretanha e Alemanha em 2030. Em sua opinião, a Rússia conseguirá esse feito por meio da diversificação de sua economia e promoção de suas exportações.
Assim, se a Rússia conseguir evitar crises e atrair investimento estrangeiro, seu PIB atingirá, já em 2050, US$ 10 trilhões. E mesmo que a economia russa continue no atual ritmo dse crescimento, o PIB russo aumentará quatro vezes, para US$ 7 trilhões, em relação a seu valor atual.
“Se a Rússia conseguir realizar suas potencialidades, isso irá gerar uma realidade política, social e econômica interessante para a União Europeia e o resto do mundo. Seria do interesse da União Europeia que seu vizinho fosse mais rico”, disse O’Neill.
Alguns especialistas, no entanto, estão céticos em relação às hipóteses acima citadas. Dada a presente conjuntura econômica, a união com a Europa parece distante. Por enquanto, é difícil imaginar que a Rússia fique incorporada à União Europeia. “A frase-chave é ‘se conseguir evitar crises e conflitos’. Se isso acontecer, vamos dar razão a O'Neill, mas isso é pouco provável, pois 20 anos é um prazo muito grande. Nesse espaço de tempo, o país enfrentará várias crises e provavelmente não conseguirá evitá-las”, acredita Serguêi