Economia russa x brasil
Não precisa ser um exímio economista ou um grande estudioso para saber que um país que exporta matéria prima bruta, perde em muito na lucratividade e, muitas vezes acaba importando sua própria matéria prima, agora convertida em produto industrializado. O Brasil fez e faz isso há muitos anos, pois ainda não perdeu as características adquiridas na época do Brasil Colônia, e a Rússia ainda segue o mesmo caminho, com um governo bem parecido, vítima de corrupção e mandos e desmandos de uma minoria proprietária de grande poder e liderança.
A diferença entre o Brasil e a Rússia é que essa minoria possui um nome ou ao menos uma identidade. São os remanescentes do socialismo que unidos emperram o crescimento do país em prol do favorecimento próprio.
RÚSSIA
Rússia sofreu mudanças significativas desde o colapso da União Soviética, passando de uma economia globalmente isolada, para uma economia mais baseada no mercado e globalmente integrada, isso ocorreu na década de 90 quando grande parte das indústrias foi privatizada com exceção do setor de energia e de defesa.
Os holofotes em 2001 se voltaram para a Rússia, porque a mesma passou a ser líder mundial na produção de uma das commodities mais cobiçadas do mercado que é o petróleo deixando para trás a Arábia Saudita, outros produtos importantes que a Rússia detém é o gás natural onde a coloca como segunda maior produtora é como a terceira maior exportadora de aço e alumínio primário.
A dependência da Rússia sobre as exportações de commodities a torna vulnerável a altos e baixos ciclos que seguem as oscilações altamente voláteis nos preços das commodities globais, foi então que em 2007, o governo embarcou em um ambicioso programa para reduzir esta dependência e criar setores do país de alta tecnologia, mas com poucos resultados até agora.
A economia russa foi um dos mais atingidos pela crise global econômica 2008-09 os preços do petróleo despencaram e os créditos externos que os bancos russos e empresas