Trabalho
Segundo Carlos Barbieri, BI é, de forma mais ampla, “a utilização de variadas fontes de informação para se definir estratégias de competitividade nos negócios da empresa”. Algumas empresas acreditam e vivem numa fase de prosperidade e oportunidades nos negócios. Outras nem tanto, sendo massacradas e extintas por completo. São muitas mudanças acontecendo de forma muito acelerada e se antepõem aos profissionais da atualidade.
Com esta nova era, torna-se essencial organizar o crescimento e o uso da informação para que os recursos (pessoas, máquinas, sistemas) sejam utilizados de forma mais produtiva, correta e eficiente:
“A informação transformou-se em recurso fundamental em qualquer organização. Ela é vista como um conjunto de dados que possuem valor no processo de tomada de decisão. Sob este aspecto, a informação é associada a um valor (seja ele estético, moral, ético, econômico ou social) que afeta as decisões humanas, de qualquer tipo”.
Entretanto existe uma importante questão que deve ser bastante considerada:
A informação não apresenta valor nenhum se analisada isoladamente, passando a ter muito valor quando associada a um conjunto de outras informações e tornando-se um produto essencial num processo de decisão.
É neste momento que chegamos ao que queremos apresentar, um produto chamado INTELIGÊNCIA DE NEGÓCIOS, bastante conhecido no exterior e que vem se tornando ferramenta fundamental no processo de gestão empresarial de grandes empresas nacionais e multinacionais.
Como estamos falando do produto informação, temos que entender seu processo de utilização desde o início.
Para gerar, armazenar, acessar, analisar e gerenciar a informação é utilizada a TI – TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO, que abrange os métodos, o software e a infraestrutura que suporta o uso