russia antes da revoluçaõ
A Rússia, no final do século XIX e início do século XX, era uma monarquia absolutista comandada pelo czar Nicolau II. O país era um dos mais atrasados do mundo. A maioria das pessoas eram camponeses pobres e analfabetos. Esses camponeses trabalhavam nas terras da nobreza rural. Pagavam altos impostos para manter a base do sistema czarista de Nicolau II e viviam quase sempre esfarrapados e famintos, além de terem que suportar a baixa temperatura da região.
Nas cidades mais populosas, como São Petersburgo e Moscou, já havia um certo desenvolvimento industrial. No entanto, os trabalhadores urbanos viviam sem nenhum amparo da lei, cumprindo jornadas de trabalho que chagavam a 12 horas diárias, sem direito a férias nem aposentadoria. O governo czarista sempre estava do lado da burguesia, reprimindo cruelmente qualquer tipo de greve ou manifestação.
Enquanto a maior parte da população vivia em péssimas condições, os nobres moravam em luxuosos palácios, onde frequentemente aconteciam, junto com membros da burguesia, banquetes famosos pela fartura e pelo desperdício.
RESUMO: Revolução Russa
Postado por Yuri de Moraes Guimarães quinta-feira, 21 de abril de 2011 15:18
Marcadores: HISTÓRIA
Antecedentes:
Guerra contra o Japão
Fome no campo (80% da população vivia no campo)
Industrialização tardia
Domingo sangrento
Partidos políticos:
Mencheviques
Bolcheviques
Revolução de fevereiro:
Liderança Menchevique => Tentativa de reformas (capitalistas)
Revolução de Outubro
Liderança Bolchevique => “Revolução dentro da revolução” => Socialista
Guerra civil e consolidação do socialismo
NEP (Nova Política Econômica)
Partido Único
Criação da URSS
Governo de Stalin
Socialismo e ditadura
_____________________________________________________________________________
Em 1917, na Rússia, houve uma revolução que instituiu o primeiro Estado socialista da história. Dessa revolução nasceu a União Soviética, que se tornou uma