Economia regional
1. O sistema econômico tende ao equilíbrio, como e em que condições para Schumpeter, o equilíbrio econômico pode ser rompido e quais as implicações com o processo de desenvolvimento.
R: Para Schumpeter as inovações rompem com este equilíbrio, possibilitando o ensejo á expansão econômica, dando lugar ao desenvolvimento, progresso e a evolução. As inovações possibilitam deslocamento da função de produção, com mudança na curva de custos ou pela criação de novas funções de produção através de novas combinações.
2. Para Schumpeter, a quem cabe a promoção das inovações?
R: Cabe a promoção das inovações: novos produtos, novos métodos de produção, abertura de novos mercados, novas fontes de matéria-prima e novas formar de organização industrial.
3. Apresente as motivações e dificuldades ao empresário na promoção da inovação.
R: Existem motivações para o empresário: há um sonho e o desejo de fundar um reino privado, há o desejo da conquista, há o impulso para lutar e há a alegria de criar, de fazer as coisas, de exercitar a energia e a engenhosidade.
As dificuldades são de diferentes naturezas: trata-se de uma pessoa desprovida de dados para suas decisões, deve prever e julgar com base na sua experiência e saber que seu sucesso conta com intuição, com a capacidade de ver as coisas. O empresário tem que possuir força de vontade e ter tempo para conceber e elaborar novas combinações, também defronta-se com resistências econômicas derivadas de grupos ameaçados contrários ás inovações.
4. Qual o papel do crédito na promoção das inovações?
R: Introduzir o novo exige-se grandes gastos antes do aparecimento de qualquer renda, logo o crédito e o capital são de extrema importância. Com o crédito o empresário adquire poder de compra dando emprego para o dinheiro ocioso ao aplicá-lo em funções ativas de desenvolvimento.
5. Por que os ganhos de lucros extras advindas da inovação vão se reduzindo ao longo de uma trajetória tecnológica?