Economia política
Trabalho de Economia Política – Professor: Rodrigo
“Mantega e Tombini sinalizam com aumento da taxa de juros”
O aumento da taxa de juros é um atributo muito utilizado pela Política Restritiva, sua elevação não é favorável para sociedade pois diminui o poder de compra das pessoas e também o poder aquisitivo da moeda.
“Governo diz que tomará medidas necessárias para conter inflação”
O uso da taxa de juros altas é um instrumento muito utilizado para conter a inflação, dando suprimentos necessários para que o dinheiro do país não seja desvalorizado, com isso é possível manter a moeda em seu valor substancial ou em progressivos reajustes.
“Mesmo admitindo que a alta dos alimentos não se combate com juros, ele disse que uma elevação da Selic teria efeito positivo sobre as expectativas de elevações futuras de preços.”
O que é a Taxa Selic? SELIC é uma abreviação para Sistema Especial de Liquidação e Custódia, ela é basicamente um referencial das taxas de juros estabelecidas pelo Comitê de Política Monetária (COPOM) do Banco Central do Brasil que remunera os investidores no negócio de compra e venda de títulos públicos.
“Inflação de alimentos não se resolve com juros, porém expectativa se resolve com juros”
A frase destaca o seguinte raciocínio, a inflação a curto prazo dos alimentos causará uma demanda excessivamente maior que a oferta em outros setores da economia, e para que esta expectativa não ocorra será necessário a elevação da taxa de juros na qual conterá o aumento da inflação e a inibirá futuros reajustes em outros setores da economia.
O aumento contínuo e progressivo de preço em diversos setores da economia sempre afetará aos mais pobres, e para que isto não ocorra o governo necessita implantar na economia instrumentos referentes a política restritiva.
“O Banco Central tem dito que não há e não haverá tolerância com a inflação.”
Como na manchete diz anteriormente, a política restritiva é bastante impopular