Economia política
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
O TRABALHO ENQUANTO ATIVIDADE QUE OBJETIVA A ATIVIDADE HUMANA NA TRANSFORMAÇÃO DO OBJETO DE TRABALHO
LUIS FERNANDO AZEVEDO DO ESPÍRITO SANTO
Goiás, dezembro de 2012
Disciplina de Economia Política I
Professor: George Francisco Ceolin
RESUMO
A investigação da categoria trabalho em sua particularidade na sociedade capitalista através da mão de obra. A relação do homem e a natureza para transforma-la de acordo com nossas necessidades e a ferramenta de trabalho, ou, matéria prima, como mediadora dessa relação. A transformação do processo de trabalho para o processo de valorização sob a lógica produtora capitalista.
Palavras-chaves: objeto de trabalho, processo de trabalho, processo de valorização, força de trabalho, trabalho.
INTRODUÇÃO
Nesse presente artigo será investigado o trabalho enquanto categoria ontológica e fundante do ser social.
O trabalho em sua dimensão universal enquanto processo de trabalho na sociedade capitalista.
A força de trabalho e o processo de valorização sendo resultado de um modelo de produção capitalista e imposta pela valorização do capital.
I CATEGORIA ONTOLÓGICA DO TRABALHO
No inicio, as trevas dava sinal da inexistência do ser enquanto ser social e da de nossa consciência, nossos antepassados viviam de forma muito primitiva sendo refém das leis da natureza e do mais forte. Com o surgimento da natureza e do homem, o trabalho é colocado com forma de mediação entre o homem e a natureza em sua forma de ser para transformá-la de acordo com nossas necessidades. (ENGELS, 2004)
O trabalho é colocado como a base da produção de bens materiais e da vida econômica social. Com o desenvolvimento do trabalho, ao longo do tempo o homem estabelece algumas relações produtivas que acabam estruturando a vida econômica da sociedade e a formação consolidada da mesma.
O processo de produção na sociedade traz consigo determinados critérios que acabam sendo essências