Economia política
Semana 1
O PETRÓLEO NUNCA MAIS SERÁ BARATO
a) Com base no texto, quais as medidas tomadas pelos países emergentes (Brasil, China, México, etc.) para conter um aumento dos preços internos proveniente da elevação do preço do petróleo? Fundamente a resposta.
Resposta: Através de subsídios nos preços praticados. Apesar do preço do barril ter quadriplicado nos últimos 5 anos, alcançando os 140 dólares, este aumento não tem sido repassado para os consumidores dos países citados. Vide o caso do México, que mantém o preço do litro da gasolina à 1 real, e da China e Brasil que gastam bilhões de dólares anuais em subsídios.
b) Descreva um movimento da demanda e da oferta verificado no texto.
Resposta: Segundo o texto, o mercado consumidor de petróleo está aquecido e alguns países emergentes, como o caso da China, estão aumentando consideravelmente o consumo de seus derivados, aumentando assim a demanda do produto no mercado.
Porém, os países produtores de petróleo não estão conseguindo suprir esta demanda, gerando assim, um dos fatores de aumento de preço em uma escala global.
Apesar de esforços no aumento da produção, como o caso da Arábia Saudita, alguns países produtores não conseguem, por questões de investimento (Nigéria), ou “não querem”, por questões políticas (Venezuela), aumentar a oferta de petróleo em escala global.
c) Como está definida a ordem econômica na constituição brasileira?
Resposta: Ver Anexo 1 (Art. 170).
OLIMPÍADAS 2008 – CADA MEDALHA CUSTOU R$53 MILHÕES Á UNIÃO
a) Com base no texto, é possível afirmar que os recursos destinados aos esportes olímpicos são suficientes para a transformação do Brasil numa potência olímpica? Justifique sua resposta, observando a questão da escassez sempre presente na análise econômica.
Resposta: Não. Apesar de ser um volume grande de dinheiro empregado, pergunto: Quantos atletas (iniciantes, amadores, profissionais) existem no Brasil? Quantas destas podem