Tipos de conhecimento
QUÍMICA INDUSTRIAL
OS TIPOS DE CONHECIMENTO
SÃO LUÍS
DEZEMBRO/2012
OS TIPOS DE CONHECIMENTO
SÃO LUÍS
DEZEMBRO/2012
Ao longo dos séculos muito se avançou no sentido de proporcionar melhorias na qualidade de vida às pessoas, o que ocorreu através das facilidades que foram surgindo decorrentes de avanços em campos tecnológicos e da saúde, dentre outros. Progressos estes que não surgiram de uma hora pra outra, mas sim baseado em estudos, experiências e elaboração de teses. Visto isso, vários são os tipos de conhecimento que surgiram para afirmar que a vida do ser humano, assim como aquilo que acontece nela é baseado em um determinado tipo de conhecimento com seus respectivos conceitos, os quais são usados para afirmar o que defendem.
Até então, existem quatro tipos ou níveis de conhecimento com propostas diferentes. O conhecimento empírico é basicamente desenvolvido por qualquer pessoa, usando o convívio diário como ferramenta para criação e persuasão para sua existência. O conhecimento religioso, superficialmente segue a mesma linha do empírico, pois por mais que este seja ameaçado por evidências que mostrem o contrário de suas propostas, anda sim há credulidade nele, pois é um tipo de conhecimento em que não é necessário ver para crer. Já o conhecimento filosófico prima pelo pensar e o saber, portanto, diversas vezes ligado aos outros tipos de conhecimento. No conhecimento científico é primordial a comprovação daquilo que se afirma, pois apesar de sua dinamicidade proveniente de constantes descobertas, não faz qualquer associação com o senso comum.
Conhecimento Popular ou Empírico
Também denominado de senso comum, este pode ser desenvolvido por qualquer ser humano que detenha informação suficiente, para elaborar um conhecimento a ponto de desqualificar os outros, ainda que possuam mais informações. A ação de quebrar um espelho e passar sete anos com azar é um exemplo bem claro, pois apesar de não ter fundamento