Economia política
Disciplina: Introdução ao Serviço Social
Profª. Drª. Janaína Bilate
Alunos: Gabriel Morgado e Isabella Benites
Estudo Dirigido sobre o texto: Economia Política: uma introdução crítica (José Paulo Netto)
Respostas das questões:
1. O objetivo da Economia Política é o estudo das leis sociais que regulam a produção e a distribuição dos meios materiais que permitem a satisfação das necessidades dos homens. Tem como objeto principal as relações sociais.
2. Na Economia Política, o trabalho está atrelado à viabilização dos bens e valores que constituem a riqueza social.
3. Não. Porque para ser considerado trabalho é necessário que haja uma prefiguração do objetivo. No caso dos animais, eles executam suas operações por instinto, havendo apenas a transformação da matéria.
4. Essas duas exigências se interligam de modo que não basta ao sujeito apenas o conhecimento das propriedades da natureza se ele não souber como trabalhá-las.
5. Teleologia é a capacidade de prefigurar o resultado da ação sem efetivar a atividade do trabalho. Essa característica é exclusivamente humana, pois o homem é o único capaz de prefigurar, construir e universalizar.
6. No caso da fome, primeiro exemplo dado, a necessidade humana e animal é basicamente a mesma, o que os difere são os valores e rituais de cada um. Já no caso da reprodução biológica, a diferença entre homem e animal consiste no fato de que o primeiro faz suas escolhas por meio de exigências e o segundo age por instinto.
7. As exigências impostas pelo trabalho para a criação do ser social são a teleologia, a linguagem articulada e a tendência à universalização. Essas três, uma vez objetivadas dão origem aos seres sociais, cada um com um desenvolvimento específico.
8. O ser social se humaniza, rompendo cada vez mais as barreiras naturais. Além de sofrer variações comportamentais, desenvolver objetivações através da teleologia,