Economia política
DIREITO
Nome: Sthefani Ramos de Oliveira
Profº Dr. Celso Rodrigues
Economia Política
Notícia: Greve dos Bancários.
A Greve é Constitucional, é um Direito garantido dos funcionários tanto público como privados, e geralmente ocorre para se discutir melhorias para a categoria, no caso, a Greve dos Bancários vem requerendo algumas, como: aumento do piso salarial, aumento dos vales, maior participação dos lucros, o fim da rotatividade, entre outras.
Neste ano houve uma paralisação de mais de 7.000 (sete mil) agências de bancos públicos e privados, no Brasil, mostrando assim a insatisfação geral dos funcionários com os Bancos.
Esta paralisação vem atingindo desde o aposentado que por muitas vezes não tem conhecimento de como se retira o dinheiro pelo caixa eletrônico, até os funcionários da Assembléia Legislativa, que tem que retirar “em boca de caixa” o seu salário e não conseguem.
Neste momento, muitas agências estão, inclusive, impedindo que os Carros Fortes abasteçam os Caixas Eletrônicos, deixando assim a população numa situação complicada.
No histórico de greve da categoria, o reajuste salarial representa 46,7% das reivindicações, segundo pesquisa do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE).
Os Bancos são órgãos protagonistas na Economia, uma vez que representam o meio de créditos e transações, relações que são fundamentais para nos mantermos no mercado rápido e competitivo em que vivemos.
Em um sentido histórico a Economia teve um momento em que se deparou com a estrutura do Direito, para que juntos reformulassem o jeito de se conduzir as diferentes situações geradas pelas duas fontes. O Estado Liberal se converte em Estado-Providência por volta do séc. XX, por causa dos grandes choques que ocorreram neste período. A função do Estado não é mais simplesmente “olhar de cima” o que está acontecendo e organizar da sua maneira, e sim