Adm financeira
O presente trabalho pretende dar uma visão geral sobre a gestão financeira, procurando explicar o objetivo da maximização do valor da empresa referindo ainda os mais importantes conceitos relacionados com as trocas de valores (econômicos e financeiros) da empresa, como se organiza a função financeira na empresa e anunciando os principais documentos contabilísticos para análise da situação financeira da empresa.
Gerir é procurar a otimização, implementando as competências e os meios humanos, técnicos e financeiros, com vista a atingir os objetivos fixados.
Devido a esta necessidade surge a gestão financeira nas empresas na qual se concentra sobre o estudo das decisões financeiras necessárias às empresas, ocupando sempre um lugar privilegiado na sua gestão, porque diz respeito á sua política geral: o seu nascimento, crescimento e autonomia.
Numa economia de mercado, baseada nas trocas, é sob forma monetária que aparecem ligações entre os agentes econômicos.
A gestão financeira procura combinar recursos dentro da empresa quer através dos acionistas, quer através de financiamentos que deverão ser investidos num processo de produção e troca que liberte um excedente (lucro).
2 OS CONCEITOS DE GESTÃO, ANÁLISE E FUNÇÃO FINANCEIRA
2.1 A Função Financeira
A função financeira reporta-se através de valores que a empresa realiza com o exterior e internamente. A empresa integra nas suas funções a de adquirir bens e serviços, a de produzir ou de transformar e adequar à venda e a de vender bens ou prestar serviços a outros sujeitos econômicos.
Para que a empresa se mantenha em atividade, isto é, para que compre, produza, venda, ou simplesmente troque, carece de meios ou recursos financeiros. A função financeira trata de os obter, procurando assegurar que a soma dos resultados obtidos seja o mais elevado possível.
Para além do lucro imediato, à que pensar nos lucros futuros; para isso a empresa deve procurar manter o seu capital e desenvolver-se.
A