Economia Política
PORTO ALEGRE
2013
1. EFICIÊNCIA PRODUTIVA
A eficiência produtiva consiste basicamente no pleno emprego dos fatores de produção, ausência de capacidade ociosa, e padrões ótimos de desempenho.
Há eficiência quando a utilização de recursos maximiza a produção de bens e serviços. Os recursos são escassos, por isso o ideal é sempre buscar o total aproveitamento deles.
1.1 Fundamentos da Eficiência Produtiva
1.1.1 Fronteira das Possibilidades de Produção
A curva de possibilidade de produção expressa a capacidade máxima de produção da sociedade, supondo pleno emprego de recursos ou fatores de produção.
Devido à escassez de recursos, a produção total de um país tem um limite máximo. A curva de possibilidades de produção apresenta as diversas alternativas de uso dos fatores disponíveis que propiciam combinações diferentes de produção máxima.
Um país pode ampliar suas fronteiras de produção se mobilizar todos os fatores de produção (investimento em novas tecnologias, trabalhadores).
Sempre que é preciso escolher, tem-se um ponto médio de equilíbrio. Quanto maior for a dedicação para um fator, consequentemente haverá a necessidade de abdicar outro.
1.1.2 Deslocamento das Fronteiras de Produção
O deslocamento das fronteiras de produção ocorre pela expansão ou melhoria dos fatores disponíveis ou pela desqualificação desses fatores (expansão redutiva). Com o passar dos anos, observa-se uma variação dessas fronteiras (negativa ou positivamente).
Quando a conjuntura melhora, a produção aumenta e a curva desloca-se para a direita. Ao contrário, quando a conjuntura piora, a produção diminui e a curva desloca-se para a esquerda. Se o avanço tecnológico favoriza a produção de um dos bens, a curva só se desloca no eixo desse bem.
1.1.3 A Lei dos Rendimentos Decrescentes
A lei dos rendimentos decrescentes é uma das mais antigas expressões da teoria econômica básica. Seu primeiro enunciado é atribuído à Robert Jacques