Economia Política
Marx e a economia política: a crítica como conceito
V. II N. 4 DEZ. 00 pp. 85-109
Aloisio Teixeira
Por mais incrível que possa parecer, [..]. a maior parte dos especialistas em economia política tem apenas noções muito confusas sobre o verdadeiro objeto do seu saber.
(Rosa Luxemburgo, 1925, p. 35)
Significados do termo economia política
O que se pode e o que se deve entender exatamente por economia política, nos dias de hoje? No século XIX, não haveria dúvida em relação ao seu significado: a expressão era usada para designar uma determinada área do conhecimento, ou campo da ciência, voltada para o estudo dos problemas da sociedade humana relacionados com a produção, a acumulação, a circulação e a distribuição de riquezas, bem como para as proposições de natureza prática a eles associadas. A partir do final daquele século, no entanto, a expressão foi sendo progressivamente abandonada, surgindo um novo termo economics que passou a gozar da preferência dos economistas para designar a sua ciência.
Com essa troca de nomes, o sentido original do termo começou a se perder e foi sendo progressivamente esquecido, de tal modo que, hoje em dia, pelo menos duas acepções estão a ele ligadas, nenhuma das quais guarda qualquer relação com o escopo e o método que caracterizaram a
Economia Política no passado. A primeira é quase um sinônimo de economics, cabendo em seu âmbito os mesmos problemas, as mesmas categorias e, talvez, as mesmas soluções que esse termo abrange. A preferência pelo termo clássico, nesse caso, revelaria menos uma opção baseada em fundamentos científicos do que escolhas de natureza ideológica.1
* Professor Titular do Instituto de Economia da UFRJ.
1. Bastaria uma simples leitura dos sumários de alguns periódicos de referência em Economia Política, nacionais ou internacionais, para confirmar inteiramente essa observação.
Econômica, nº 4, pp. 85-109, dezembro 2000
85
Marx e a Economia