O papel do Assistente Social junto a Sociedade
O capitalismo financeiro està fortemente projetado na sociedade contemporânea, interruptamente altera sua ordem sócio- política, econômica e cultural.
Nesse complexo de causalidades há um redimensionamento da questão social respondendo novas expressões. Inserido nesse cenário o serviço social tem ocupado um papel muito importante na arena política dos países em desenvolvimento, no que se refere as mazelas sociais que os norteia, damos maior enfoque:ao pauperismo, exploração na divisão sócio –técnica do trabalho, desemprego, subemprego e a precarização de condições de vidas. Os profissionais do Serviço Social estão atuando na implantação e execução de políticas sociais públicas, no âmbito do estado.
Nas ultimas décadas o Serviço Social teve suas transformações, e tem demonstrado novas habilidades e competências impulsionando a categoria profissional para uma atuação diferenciada. Na sociedade que vivemos, é exigida do assistente social a competência de acompanhar a dinamicidade da realidade que atua buscando dar as respostas às contradições desta sociedade. O trabalho destes profissionais deve ser realizado sob a perspectiva da totalidade, não visualizando apenas o indivíduo, mas nas relações mais amplas, buscando formas de intervenção para sua transformação a partir de atendimentos às demandas mais imediatas que se faz presente no cotidiano profissional.
A sociedade, atualmente, é composta por uma série de atribuições profissionais que vem a suprir as necessidades dos cidadãos. As instituições governamentais e privadas, organizações não-governamentais, entre outras, são primordiais para a promoção de uma sociedade desenvolvida e com mais qualidade de vida. Todos os profissionais, nas mais diversas áreas de atuação hoje, tem o seu importante papel como elemento essencial para a organização da sociedade. Entretanto, é sobre o Assistente Social a reflexão apresentada , pois também é um dos serviços tão