Economia política resumo
Teoria do universo em expansão não é uma teoria que vai limitar em termos de sistema econômico – trabalha desde o longo século XI até o longo século XX porque essa idéia se aplica muito mais a questão da pressão competitiva e da explosão do sistema muito mais do que aos conceitos de uma determinada economia. Não esta presa a critérios econômicos.
O Sistema Mundial é um “universo em expansão” contínua, no qual todos os Estados que competem pelo “poder global” – sobretudo o Estado hegemônico – estão constantemente criando simultaneamente ordem e desordem, expansão e crise, paz e guerra. Com efeito, crises econômicas e guerras não são, necessariamente, um sinal do colapso dos Estados e das economias envolvidas. Ao contrário, podem ser uma parte fundamental e imprescindível da acumulação do poder e da riqueza desses Estados Nacionais e, do próprio Sistema Internacional.
Teoria da economia dual não dá para falar desde o feudalismo pq já é uma teoria que se aplica a idéia da existência de um setor tradicional e um setor moderno, a idéia da existência de diferenças tecnológicas, de técnicas de sistema de produção, vai se aplicar muito mais a economia capitalista. Período a partir da revolução industrial.
Joga-se nessa teoria a responsabilidade sobre o desenvolvimento. O subdesenvolvimento nesta teoria acaba sendo resultado da incapacidade do setor tradicional de se modernizar. Existe toda uma fonte liberal por trás disso. Idéia de que o mercado chega ao equilíbrio sozinho, se vc não tem a capacidade de se adequar a concorrência vc será eliminado. Segmenta os setores.
Teoria do sistema mundo moderno não tem como pegar e criar uma divisão do mundo entre centro e periferia no feudalismo pq na verdade para se estabelecer uma relação centro/periferia tem que se estabelecer relações de exploração e essas relações são estabelecidas a partir do imperialismo, a partir da relação da exploração que determinadas metrópoles estabelecem com