Resumo economia política
-As necessidades humanas são ilimitadas e elas são ampliadas após guerras, contato entre comunidades , etc
-Lei da Escassez
Lei da Escassez é uma lei férrea e incontornável, que reflete a natureza limitada dos meios disponíveis em relação aos fins que as pessoas tem em suas ações. A economia tem como fundamento o entendimento da noção de escassez.
Tecnicamente, escassez é definida como o caso onde num preço nulo a oferta de um bem é menor do que a demanda. Um bem abundante é assim classificado quando num preço nulo sua oferta ainda é superior a procura.
A escassez submete os homens ao seu jugo desde sempre, levando-os a se organizarem e a estabelecerem entre relações a fim de enfrentá-la ou, melhor falando, conviver com ela atenuando -lhe o quanto possível a severidade. A divisão do trabalho e todas as instituições de natureza econômica surgiram para melhor alocar os meios escassos em relação a vários fins possíveis. Quando há escassez os agentes tem que decidir como alocar e usar estes recursos.
A escassez esta intimamente relacionada com a Lei da oferta e da procura.
-Todos os produtos são FINITOS e LIMITADOS. Se os recursos são limitados, então é inevitável ,a cada momento ,uma escolha entre usos alternativos do mesmo produto.
-Economista inglês Thomas Robert Malthus lança em 1798 a Teoria da População
-observou que o crescimento populacional, entre 1650 e 1850, dobrou decorrente do aumento da produção de alimentos, das melhorias das condições de vida nas cidades, do aperfeiçoamento do combate as doenças, das melhorias no saneamento básico, e os benefícios obtidos com a Revolução Industrial, fizeram com que a taxa de mortalidade declinasse, ampliando assim o crescimento natural.
Preocupado com o crescimento populacional acelerado, Malthus publica em 1798 uma série de ideias alertando a importância do controle da natalidade, afirmando que o bem