Economia Politico
1.1 Trabalho: transformação da natureza e constituição do ser social.
Na base da atividade econômica está o Trabalho, é ele que torna possível a produção de qualquer bem, criando os valores que constituem a riqueza social. O Trabalho é muito mais que um elemento da Economia Política, trata-se de uma categoria indispensável da atividade econômica e que faz referencia ao próprio modo de ser dos homens e da sociedade.
O que denominamos TRABALHO? É uma atividade de interação entre o homem e natureza, onde a sociedade transforma matérias naturais em produtos para atender as necessidades materiais.
O Trabalho se difere da atividade natural, pois possui uma mediação entre o sujeito e a matéria, é o que chamamos de INSTRUMENTO, enquanto que na natureza não existe esse intermédio, e para a realização do Trabalho o sujeito precisa conhecer as propriedades da natureza.
O modo pelo qual os homens produzem seus meios de vida depende, antes de tudo da natureza, dos meios de vida já encontrados e que tem de reproduzir.
CITAÇÃO DE MARX:
O Trabalho é um processo entre o homem e a natureza, um processo em que o homem, por sua própria ação, media, regula e controla seu metabolismo com a natureza.
Ele não apenas efetua uma transformação da forma da matéria natural; realiza, ao mesmo tempo, na matéria natural, o seu objetivo.
Trabalho é a atividade orientada para produção de valores de uso, apropriação do natural para satisfazer a necessidade humana. (Marx, 1983: 149-150, 153).
O Trabalho é, sempre, atividade coletiva: seu sujeito nunca é isolado, sempre se insere em conjuntos de outros sujeitos, exigindo assim, uma coletivização de conhecimentos, implicando convencer outros à realização de atividades, organização e distribuição de tarefas.
O Trabalho só deve ser pensado como a atividade exercida exclusivamente pelos homens, membros de uma sociedade, atividade através da qual transformando formas naturais em produtos que satisfazem necessidades, se