Economia politica
Considerando o estudo realizado com a leitura complementar indicada e o conteúdo ministrado em aula, assinale com V a afirmação correta e com F a falsa, justificando e fundamentando a que considerar falsa.
1.( F ) Há uma distinção entre Grécia e Roma no campo jurídico. Dentre outras características pode-se afirmar que o fato de ser a civilização grega voltada para o mar e intensa relação com estrangeiras e múltiplas colônias não houve uma unificação do Direito, ao contrário do que ocorreu em Roma onde a expansão imperial deslocou o centro da vida para a cidade e os tradicionais vínculos tornaram-se insuficientes para a justificação e manutenção da democracia, já que a vida na cidade não pode depender tão somente do respeito pessoal, mas sim de uma solidariedade cosmopolita. Entretanto, há que se lembrar que os gregos, embora sem positivarem o direito, não abandonaram a natureza mítica da justiça, tal qual se pode constatar no conceito de Direito Natural tão aprimorado por aquela cultura.
Resposta: Pois os gregos tinham o direito positivo e não foi Roma quem deslocou o centro da vida para cidade e sim a Grécia.
2. ( V) Em Atenas a democracia era direta e não representativa. O governo era “pelo povo” em seu sentido mais literal. O termo isegoria refere-se ao direito universal de falar na Assembléia, e era usado por alguns como sinônimo de “democracia”. Há que se considerar que a administração era dividida em um grande número de cargos anuais e um Conselho de 500, escolhidos por sorteio e para um ou dois de dez mandatos com a duração de um ano, exceto o quadro de dez generais. No início do séc. IV a.C. o comparecimento à Assembléia era remunerado. Segundo Aristóteles (livro A Política), as eleições são aristocráticas e não democráticas já que são feitas segundo o critério da escolha “reflexiva”, da “seleção das melhores pessoas”, ao invés de ser simplesmente o “governo de todos”.