ECONOMIA POLITICA
LEONI, Bruno. Liberdade e a lei: os limites entre a representação e o poder. 2 ed. Instituto Ludwig von Mises Brasil: São Paulo, 2010.
A obra “Liberdade e lei: os limites entre a representação e o poder”, de Bruno Leoni, está dividida em nove capítulos, dos quais são: Qual liberdade?; Liberdade e coerção; Liberdade e o estado de direito; Liberdade e a afetividade da lei; Liberdade e legislação; Liberdade e representação; Liberdade e a vontade geral; Análise de algumas dificuldades e Conclusão.
QUAL LIBERDADE?
Neste capítulo Bruno Leoni ressalta a respeito do significado da palavra liberdade, será que o homem tem liberdade ou apenas seguimos costumes referente a liberdade? Para relacionar o termo liberdade e o seu real significa do Bruno Leoni diz que “a palavra liberdade refiro-me à segurança de que todo homem terá proteção para fazer o que acredita ser sua obrigação, contra a influencia da autoridade e das maiorias, costumes, e opiniões.” (LEONI, p.39, 2010).
A definição da palavra liberdade é discutida por Leoni, não sendo apenas um significado analítico, mas apresentar seu significado subjetivo ao ser humano. fazendo uma definição mais concreta utilizamos palavras do autor quando ele ressalta que liberdade é o termo que designa um princípio político geral, do qual tem significados semelhantes com sistemas políticos diferentes, assim Leoni diz que é preciso que se tenha em mente que liberdade pode ter vários significados, dependendo apenas do contexto em que se situa, para qual situação está sendo endereçada.
Liberdade como já citado acima, o seu significado pode vir de acordo com o contexto, podendo ser aplicado liberdade com significados diferentes para o meio jurídicos ou econômico, por exemplo. Concretizando este ideal Bruno Leoni diz que “todas as dificuldades às quais me referi alertam-nos de que não podemos usar apalavra “liberdade” e sermos perfeitamente compreendidos, sem antes definirmos claramente o significado