ECONOMIA POLITICA
OUTUBRO DE 2014
ANA WANESSA GILMARA TAYLANA
LORRANE PAULA MICHELLE
INSTRUMENTOS DE POLÍTICA MACROECONÔMICA: POLÍTICAS FISCAL, MONETÁRIA, CAMBIAL E DE RENDA.
1. POLÍTICAS ECONÔMICAS
Políticas econômicas são as ações tomadas pelo governo, buscando atingir determinados objetivos macroeconômicos. O governo, com o papel de zelar dos interesses e do bem-estar da sociedade, e como agente econômico de peso, atua sobre determinadas variáveis para através desta, alcançar fins positivos para toda a população.
A política econômica tem como intuito afetar a economia como um todo, por esse motivo estando sua análise no campo da macroeconomia.
Os governos federais, estaduais e municipais tem importante papel na economia de uma nação, vitais para o bom funcionamento de qualquer sistema econômico. As principais funções do setor público são quatro áreas de grande abrangência, sendo elas: Reguladora: o Estado regulando através das leis e disposições administrativas a atividade econômica do país. Tornando possível controlar alguns preços, monopólios e ações danosas ao direito do consumidor; Provedora de bens e serviços: o governo fornecendo ou facilitando o acesso a bens e serviços essenciais, como educação, saúde, segurança, transporte e justiça; Redistributiva: a igualdade social buscada como prioridade pelos órgãos públicos, as políticas econômicas tem dever de vir a beneficiar pessoas necessitadas, modificando a distribuição de renda e riqueza entre a população;
Estabilizadora: os formuladores de políticas econômicas devem estar preocupados em estabilizar e controlar os grandes agregados macroeconômicos, tais como, taxa de inflação, taxa de desemprego, e nível de produção, com o intuito de beneficiar a população.
2. POLÍTICA FISCAL
O principal instrumento da política econômica do setor público refere-se à política fiscal. Esta consiste na manipulação dos tributos e gastos