Economia politica
Revendo toda história, de “lá pra cá”, percebemos, uma revolução no sistema econômico mundial. Já no inicio deste século, temos ai, como desafio a reforma do Estado . Entretanto sabemos que no passado, ele promoveu um considerável, desenvolvimento econômico e social.
Mais tarde, com o processo de globalização, o estado entra numa crise, se tornando causador da redução das taxas de crescimento econômico; do aumento do desemprego e da inflação.
Diante da crise fiscal, questiona-se “como se dava”: a intervenção do Estado no campo econômico e social. Está crise veio ocorrer devido a marca giratória da intervenção estatal, e do processo de globalização que trouxe a diminuição da autonomia das políticas econômicas e sócias dos estados nacionais.
Está crise se deu de três formas: “A crise do primeiro mundo”, devido o esgotamento da industrialização por substituição de importações na maioria dos países em desenvolvimento. Como também a diminuição súbita do estatismo nos países comunistas, “a expansão do setor público”, é uma obra do Estado, porém trouxe um considerável volume de despesas do governo, resultado também do volume total de recursos utilizados, ao financiamento das atividades que passou a exercer.
Na década de 80 dava-se “a polêmica do papel do Estado na economia brasileira”! O esperado é que todos os níveis da administração pública busquem agir através de atitudes que venha a promover mais a qualidade e produtividade o objetivo é encontrar bons resultados para a sociedade.
O Estado deve sensibilizar-se de maneira a dar-se como instrumento da sociedade a que