Economia planificada
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E FILOSOFICAS colegiado de DIREITO
ECONOMIAS PLANIFICADAS
Feira de Santana – Bahia Novembro de 2012
ECONOMIAS PLANIFICADAS
Trabalho apresentado ao Professor Demerval Padilha da Disciplina Fundamentos da Economia do Curso de Direito visando a discorrer sobre o tema Economias Centralizadas.
Feira de Santana – Bahia Novembro de 2012 Introdução
Em toda parte do mundo, é raro encontrar sociedades tradicionais ou pré-industriais, salvo as exceções de alguns grupos isolados que resistem ao avanço da modernização, a atividade industrial se desenvolve, e o comércio se multiplica, e o campo vai perdendo pessoas e as cidades crescem em ritmo acelerado. Aqui será tratado como funciona a economia planificada nesse mundo capitalista. Verá que para que exista uma economia planificada é preciso que os meios de produção sejam todos estabilizados, para isso o Estado passará a ser proprietário de todas as empresas importantes, fazendo com que este seja responsável pelo controle da atividade econômico.
Segundo Rossetti em seu livro Introdução à Economia, a economia central surgiu com técnicas de estatísticos e economistas, que dominavam técnicas econométricas como Kondratieff, Makarov e Groman, desenvolveram estudos para a implantação de um sistema centralizado de planificação, com qual poderia ser viabilizada a economia coletivista de comando central.
Economia Planificada
Recebe o nome de economia planificada ou economia centralizada ou ainda economia centralmente planejada o sistema no qual a organização econômica, as decisões econômicas em geral de uma nação são determinadas por um plano e não pelo mercado. Tal plano é elaborado pelo Estado, isto é, por autoridades e técnicos que trabalham em setores estatais. O resultado é um programa, válido por um determinado período, geralmente