Tcc abuso sexual na infância
No Brasil, o abuso sexual na infância e adolescência é um problema emergente. Diante disso, esse artigo descreve através de revisão bibliográfica essa problemática social que visa mostrar os fatores que levam ao surgimento do problema, as complicações e dificuldades enfrentadas pelas adolescentes grávidas, além de enfatizar a atuação do assistente social como peça fundamental na garantia dos direitos humanos das crianças e adolescentes violentados. Um dos compromissos do assistente social é dar suporte para que sejam respeitados os valores éticos e a dignidade, pois o abuso sexual na infância e adolescência gera uma série de mudanças comportamentais na vida da própria criança, do jovem e da família, além de vários riscos para a saúde, gravidez indesejada e dst.
Palavras-Chave:
abuso sexual, criança e adolescência, assistente social.
INTRODUÇÃO
Desde tempos remotos se ouve falar no abuso sexual na infância e adolescência, entretanto, os relatos sobre abuso ou maus tratos sexuais contra crianças aumentaram nos últimos anos em grandes proporções desde a criação de leis que exigem o relato de casos suspeitos e pela maior atenção do público a este assunto.
Esse trabalho tem como objetivo mostrar os principais problemas que ocorrem com as crianças e adolescentes violentadase os fatores resultantes desse ato levam muitas vezes à gravidez precoce, amudança no comportamento emocional e familiar e a atuação dos profissionais que lidam diretamente com essa problemática.
Naelaboração deste trabalho foram realizadaspesquisas bibliográficas utilizando como base de dados os sites de busca eletrônica Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Scientific Eletronic Librarvonline (SCIELO) consultados através do site da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), da Biblioteca Regional de Medicina (BIREME), Literatura Internacional em Ciências da Saúde (MEDLINE), e da literatura da Associação