,, ,, Decepçoes
Mulherada, não se desesperem, pois se decepcionar é normal e faz parte do repertório de sentimentos que nos tornam seres humanos. Somos animais sociais e racionais, mas também somos emocionais e temperamentais. É simplesmente impossível não nos decepcionarmos, pois a expectativa está relacionada ao desejo, e é esse desejo que nos move, que nos serve de motivação e guia para alcançarmos aquilo que queremos.
Quando traçamos uma meta, a expectativa faz com que queiramos que dê certo. E se não der e você se decepcionar, bem, não faz mal. Existem tantos outros caminhos, possibilidades e escolhas, por que lamentar por algo que não deu certo?
Dizem que a solução é não se iludir e não idealizar, mas às vezes é impossível. Esperamos que nosso namorado seja romântico, carinhoso, respeitador. Esperamos ter uma carreira de sucesso, ganhar rios de dinheiro fazendo o que gostamos, desejamos que aquela viagem seja perfeita e que nossa família não brigue nunca. Decepção está intimamente ligada com a intolerância à frustração. Ah, a tal intolerância é o mal do século!
Quando não esperamos muito do outro, costumamos não nos decepcionar. É um sentimento tão doloroso que pode levar até mesmo à depressão, ao desespero e ao desejo de nunca mais confiar em ninguém. Na verdade, vencer uma decepção te torna mais forte, mais preparada para a vida e menos ingênua. Decepção não mata, ensina a viver. (É clichê, mas é verdade, tá!)
Mas vamos ser menos radicais, ta? Dá pra confiar, mas o ditado é ‘Confie desconfiando’. Simplesmente não coloque sua felicidade nas mãos do seu