economia neoclassica
RELATORIO DE ESTUDO
Teófilo Otoni
09 de julho de 2013
A Economia é dividida em duas escolas opostas: Economia Marginalista e Economia Marxista.
Segundo o autor, esta divisão é muitas vezes escamoteada pelos representantes de tais grupos. Cada grupo apresenta apenas seu ponto de vista sem nenhuma referência à ideia oposta.
Singer segue sua obra fazendo uma análise das diferenças entre estas duas Escolas partindo do principio básico da Economia: o valor. Escola marginalista: define o produto de um pais, medida preço e quantidade, escola marxista: teoricamente a teoria do valor trabalho é resultado da produção
Existem duas maneiras de se definir valor: A teoria do valor-utilidade, retira o valor de uma relação do homem com a natureza, ou da relação dos homens com as coisas. Segundo esse ponto de vista, o homem tem várias necessidades e na busca da satisfação dessas necessidades ele se engaja na atividade econômica. Nesse caso, o valor é o grau de satisfação provida de tal atividade. O valor atribuído aos objetos decorre do grau de satisfação de suas necessidades
SINGER, Paul Teoria do Valor. Pp11-25.
Marshall defende um sistema caracterizado pela predominância de formas concorrentes relativamente pequenas, cada um sabe a liderança de homem de negócios de um empreendedor, a forma que predominava de relação de trabalho era a assalariado.
O planejamento e organização dos negócios de pessoas, enquanto trabalho manual requerido é feito por trabalhadores contratados.
Marshall caracterizou liberdade econômica com alguns traços de caráter dos indivíduos que compunham a sociedade, o egoísmo e a competição, Marshall admite que um aumento da competição e do egoísmo acompanhou o surgimento e consolidou desse sistema. Os homens de sua época caracterizavam-se homens independentes cada um escolhe o seu próprio roteiro, uma confiança em si mesmo.
A historia do