economia na idade media
O feudalismo tem início com as invasões bárbaras, no século V, sobre o Império Romano do Ocidente (Europa). As características gerais do feudalismo são: poder descentralizado (nas mãos dos senhores feudais), economia baseada na agricultura e utilização do trabalho dos servos.
Como baseava-se a economia feudal?
Ela baseava-se principalmente na agricultura. O feudo era a base econômica deste período, pois quem tinha a terra possuía mais poder. O artesanato também era praticado na Idade Média. A produção era baixa, pois as técnicas de trabalho agrícola eram extremamente rudimentares. O arado puxado por bois era muito utilizado na agricultura.
Como eles trocavam as mercadorias?
Existiam moedas na Idade Média, porém eram pouco utilizadas. As trocas de produtos e mercadorias eram comuns na economia feudal.
Como a economia feudal era dividida?
A economia feudal é dividida basicamente em dois blocos: a alta idade média, que transcorreu entre o século V ao século XI, devido, principalmente a instabilidade política, fruto das invasões bárbaras, a economia feudal caracterizou-se pela autossuficiência. E na baixa idade média onde notou - se uma ruptura com as características de subsistência que apresentava o feudalismo. Com o fim das invasões e o surgimento de novas técnicas agrícolas foi possível a comercialização do excedente de produção.
O que houve para que, nessa época, aumentasse o consumo de produtos entre a população? E o que isso causou?
Houve um movimento de mercadorias, que fez aumentar o consumo de produtos entre a população. Criando assim um local permanente de venda e compra de produtos: as feiras. Nestes locais a circulação de dinheiro era muito forte.
Onde eram realizadas as feiras comerciais?
As principais feiras localizavam-se em Champagne, na França e em Bruges, na região dos Flandres, na atual Era o ponto de encontro dos comerciantes do mar Mediterrâneo e do Báltico e do mar do Norte.